deni zolin

Tendência: fim não só dos cobradores, mas de 50% dos empregos até 2040

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

A polêmica sobre o projeto que prevê fim gradual dos cobradores de ônibus em Porto Alegre, que gerou protestos este mês na Capital, é só a ponta do iceberg de uma transformação pela qual estamos vivendo e que deve se intensificar nos próximos anos, com os avanços da tecnologia e as novas formas de consumo. Estudo do Laboratório do Futuro, da UFRJ, publicado no jornal O Globo este mês, aponta que cerca de 50% das vagas de trabalho no Brasil poderão ser cortadas até 2040, devido à massificação de tecnologias como inteligência artificial e robôs.

Santa Maria gera 390 empregos com carteira em novembro

Talvez o corte de empregos não chegue a tanto, mas provavelmente será significativo. Basta olhar para o passado e ver como algumas profissões foram perdendo postos de trabalho. Por exemplo, agências bancárias que tinham 80 funcionários nos anos 1990, hoje conseguem funcionar com cerca de 10 - é uma mudança gradual e quase natural que praticamente nem nos damos mais conta disso. Algumas décadas antes, o trabalho braçal nas lavouras e em indústrias foi substituído por máquinas.

Agora, devido às roletas eletrônicas, a tendência é, sim, do fim dos cobradores a médio ou longo prazo no Brasil, a exemplo do que ocorre em outros países. Claro que aqui a violência dificulta essa mudança, até porque os cobradores ajudam os motoristas a cuidar dos passageiros. Obs.: só para deixar claro, aqui em Santa Maria houve tentativa de acabar com os cobradores, mas isso não vingou. E no momento, não há nenhuma tratativa para isso no Coração do Rio Grande.

Advogado pedirá revogação de pedido de prisão contra três torcedores do Grêmio

Segundo o estudo do Laboratório do Futuro, a diferença é que agora os efeitos serão sentidos em setores como comércio, agricultura e manufatura, atingindo empregos em todo o país. Um exemplo é que, com a evolução dos sistemas de pagamento, não deve haver mais a necessidade de operador de caixa. Será mesmo? E com o boom das contas bancárias digitais e dos sites de e-commerce, é provável que as agências tradicionais e as lojas físicas de alguns tipos de produtos tenham grande encolhimento. Além disso, num futuro próximo, os sistemas de inteligência artificial e robôs devem tirar postos de trabalho de setores de serviços e administrativos, concentrados mais nas regiões Sul e Sudeste.

Como exemplo, o estudo divulgado pelo O Globo cita que a inteligência artificial está comparando processos e decisões judiciais, podendo tirar a necessidade de contratar advogados em parte dos casos. Computadores já ajudam em diagnóstico médico. Também crescem sites de automação de serviços de contabilidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apelo de um reciclador Anterior

Apelo de um reciclador

Santa Maria gera 390 empregos com carteira em novembro Próximo

Santa Maria gera 390 empregos com carteira em novembro

Deni Zolin